PREFEITURA DE SETUBINHA DESENVOLVE AÇÕES VOLTADAS PARA A CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL - MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER PRÓSTATA

PREFEITURA DE SETUBINHA DESENVOLVE AÇÕES VOLTADAS PA...

Desde o início do mês de novembro, a Prefeitura de Setubinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha do Novembro Azul, que visa alertar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar, sobrepeso, obesidade e cor preta), e com 50 anos ou mais sem estes fatores, devem ir ao médico para conversar sobre o exame de toque retal. O diagnóstico precoce é fundamental para um melhor tratamento da doença.

Diversas ações alusivas à campanha estão sendo realizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Setubinha. Para participar, os homens devem procurar a UBS mais próxima para levantar sintomas, realizar exames físicos e laboratoriais, como o PSA, orientações quanto à saúde sexual e reprodutiva, além do atendimento à saúde geral do homem.

“Apesar do câncer de próstata ser o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, por medo, vergonha, preconceito ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As ações da Secretaria de Saúde buscam justamente mudar isso”, afirma o Júlio da Aparecida Pinto de Sousa, Secretário Muncipal de Saúde.

Prefeitura Municipal de Setubinha, um novo tempo, uma nova história!